FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTOS-FAPES
Cargo: AVALIADOR DE PROJETOS NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Período: de Fev/2014 a Set/2014
Resumo das Atividades e resultados:
Avaliador convidado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santos (FAPES), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Governo do Estado do Espírito Santo para integrar Comitê de Especialistas, do Edital FAPES Nº 15/2013 – Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais – Tema: Políticas e Práticas para Prevenção, Proteção e Defesa Social.
ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE CRIME E DROGAS – UNODC
Cargo: CONSULTOR DE POLÍTICA PÚBLICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO, CRIME ORGANIZADO E LAVAGEM DE DINHEIRO
Período: de Fev/2014 a Set/2014
Resumo das Atividades e resultados:
Consultor contratado para analisar e propor um novo modelo de gestão da REDE LAB de Combate à Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça (MJ). O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) é o órgão da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça (MJ) com a missão de articular as políticas públicas e coordenar a atuação do Estado brasileiro no que concerne à recuperação de ativos ilícitos, à cooperação jurídica internacional, bem como à prevenção e ao combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional. No intuito de fortalecer o DRCI no desempenho das competências relativas ao combate à lavagem de dinheiro, foram desenvolvidas iniciativas como a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), e, no âmbito desta, foi criado o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro – LAB-LD. O LAB-LD consiste em um modelo de centralização de processamento de dados capaz de analisar rapidamente grandes volumes de informação, utilizando ferramentas de Tecnologia da Informação, aliadas a um avançado método de trabalho.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA
Cargo: PESQUISADOR DE POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS
Período: de Abr/2012 a Abr/2015
Resumo das Atividades e resultados:
Consultor para analisar estrategicamente o Programa de Nacional de Direitos Humanos (PNDH) focando o mapa Político-Institucional sob uma Perspectiva Transversal e Interministerial de Análise de Políticas Públicas, dos Fatores Impeditivos da Universalização da Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades para o alcance do desenvolvimento sustentável, inclusivo e soberano no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. No âmbito da pesquisa, serei responsável por realizar as seguintes atividades: i) fazer um estudo sistematizado do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), com atenção especial às ações, diretrizes e objetivos em que o IPEA é mencionado como instituição parceira da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH); ii) pesquisar os atributos e os indicadores de direitos humanos, no âmbito da montagem do Sistema Nacional de Informações sobre Direitos Humanos, da SDH; iii) difusão dos conhecimentos obtidos em (i) e (ii) para o IPEA; e iv) estruturação e consolidação de um documento sobre a análise da Política Nacional de Direitos Humanos.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD
Cargo: CONSULTOR DE POLÍTICA PÚBLICA DE REFORMA DO JUDICIÁRIO
Período: 2013 (Mar a Jul)
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Consultor do PNUD, junto ao Ministério da Justiça, atuando especificamente na Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), na avaliação Final do Projeto BRA/036/005 Fortalecimento da Justiça Brasileira e reanalisando o grau de eficiência, eficácia e efetividade do citado projeto. A Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) é uma instituição do Poder Executivo Federal responsável por fomentar o processo de Reforma do Judiciário, do aprimoramento do sistema de Justiça e da democratização do acesso à Justiça, por meio da articulação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros atores governamentais e da sociedade civil. Além de se articular com atores envolvidos no processo de reforma do judiciário a SRJ tem realizado estudos e pesquisas com o escopo de levantar dados que contribuem para uma visão panorâmica do sistema judicial brasileiro e possa detectar não só as falhas, mas, também, as iniciativas e experiências que têm contribuído para a ampliação e promoção do acesso à Justiça no Brasil. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Reforma do Judiciário desde sua criação nesses últimos dois anos vai além da articulação com Órgãos do Poder Público diretamente envolvidos no processo de democratização do acesso à justiça. Ao mesmo tempo em que se articula com Órgãos e Instituições que contribuem para a promoção de uma ordem jurídica mais justa e republicana, a SRJ tem se mostrado um agente implementador de políticas públicas voltadas, principalmente, a promoção do acesso à justiça no Brasil. No âmbito da SRJ, os princípios fundamentais da reforma, com as principais propostas pertinentes a cada um são:
I) Democratização e Controle do Poder Judiciário; II) Eficiência e celeridade do Judiciário
III) Autonomia e independência dos magistrados; IV) Funções essenciais e acesso à Justiça. Dado o exposto, Contratação de consultor ocorre para realizar avaliação dos processos e seus resultados e de auditoria financeira e contábil do projeto BRA/05/036 – Fortalecendo da Justiça Brasileira, a fim de se aferir a eficácia e efetividade das referidas ações, com vistas à entrega dos produtos relativos ao aprimoramento do sistema de Justiça e da democratização do acesso à Justiça.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO
Cargo: CONSULTOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA
Período: 2012 (Jun a Dez)
Resumo das Atividades e resultados:
Consultor da UNESCO selecionado para atuar na Controladoria-Geral da União (CGU) da Presidência da República do Brasil com a finalidade de desenvolver e aplicar, sob a orientação do consultor master escocês Kevin Dunion, metodologias apropriadas, para a área de gestão pública, com vistas a diagnosticar as debilidades e fortalezas dos ministérios envolvidos, constantes da amostra definida, com vistas à implementação da Lei de Acesso a Informações Públicas e seus regulamentos no Banco Central do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério da Justiça e Ministério da Fazenda.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO
Cargo: CONSULTOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS
Período: 09/2011 a 03/2012
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Consultor da UNESCO, junto a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência para prestar consultoria prevista no Edital 01/2011 do Projeto 914BRA3046, na modalidade produto, para prestar servico profissional especializado para o desenvolvimento de um modelo conceitual, metodológico e operacional para reestruturação do Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO
Cargo: CONSULTOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA
Período: 2011 (Fev a Jul)
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Consultor da UNESCO, junto a Controladoria-Geral da União, em atividade de Consultoria Técnica, na Modalidade Produto, realizada no âmbito do Projeto 14BRAZ5009 Edital Nº 03/2010, de Cooperação Técnica entre a UNESCO e a Controladoria-Geral da União (CGU), com base na Política Brasileira de Acesso a Informações Públicas: garantia democrática do direito a informação, transparência e participação cidadã, na área de Defesa, Inteligência e Relações Exteriores na Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas para realização de pesquisa qualitativa, sob a coordenação do Antropólogo Roberto DaMatta, que possibilite o diagnóstico sobre valores, conhecimento e cultura de acesso à informação pública no Poder Executivo Federal Brasileiro. A pesquisa teve por objetivo analisar a experiência e a percepção de servidores públicos federais em relação a essa temática e de mapear setores onde esses valores e cultura já existam, bem como identificar aqueles em que há pontos de resistência. Tratou-se de um estudo que visou conhecer até que ponto a administração pública federal está preparada para implementar as disposições de uma provável Lei de Acesso à Informação Pública, que regulamentará o inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal.
SERVIÇO DE BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE) – SEBRAE NACIONAL
Cargo: CONSULTOR/INSTRUTOR DE CAPACITAÇÕES EDUCACIONAIS EM GESTÃO MPE
Período: 2010 até os dias atuais
Resumo das Atividades e resultados:
Atua como Consultor do SEBRAE Nacional em diversas áreas, dentre as quais, gestão de pessoas, desenvolvimento econômico territorial, gestão ambiental, gestão de negócios, destacando a atividade de Consultor Educacional do Sebrae nacional para avaliar capacitação sobre “Estratégia de Desenvolvimento Econômico Territorial – DET”. A capacitação é voltada para técnicos e consultores do Sebrae que atuam ou atuarão no desenvolvimento econômico dos territórios nos Estados. O propósito é dar subsídios para que o público alvo tenha as informações necessárias para um trabalho de qualidade e seguindo uma metodologia. A capacitação está sendo estruturada na seguinte lógica:
·Módulo 1 – contextualização de DET, o que é território, a importância da MPEs no DET, eixos prioritários do Sebrae etc.
·Módulo 2 – Articulação de rede de cooperação e governança público-privada.
·Módulo 3 – Conhecimento e informação qualificada sobre o território.
·Módulo 4 – Organização de setores empresariais prioritários e promoção do atendimento intersetorial.
·Módulo 5 – Criação de um ambiente de negócios favorável a partir da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
·Módulo 6 – Uso do poder de compra Público e Privado.
·Módulo 7 – Monitoramento e avaliação dos resultados.
GRAN CURSOS – PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS
Cargo: ASSESSOR PEDAGÓGICO DA DIRETORIA
Período: 2009
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Assessor Pedagógico para atuar no processo de estruturação da área acadêmica do Gran Pós, unidade ofertante de cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) e como professor na área de Administração Geral e Administração Pública.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – SESU
Cargo: ASSESSOR DA DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO MEC
Período: 2008
Resumo das Atividades e resultados:
Contratado como Consultor pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para atuar junto ao Ministério da Educação, especificamente na Secretaria de Educação Superior (SESU), como Assessor/Chefe de Gabinete da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação (DIPES), assessorando sua Diretora na gestão administrativo-financeira de todos os Programas Educacionais, de âmbito nacional, tais como: PROUNI, FIES, PROMISAES, PROJETO RONDON, PET, INCLUIR, REUNI, PEC-G, UNIAFRO, PROEXT, dentre outros.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD
Cargo: CONSULTOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Período: 2008
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Consultor do PNUD, junto ao Ministério da Educação, atuando especificamente na Secretaria de Educação Superior (SESU), no diagnóstico das condições de ensino, elaboração de documentos e relatórios e treinamento na área de planejamento e gestão de cursos de educação superior (graduação). Fui assessor do Diretor do Departamento de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES), onde se encontram programas educacionais de cunho social, tais como: PROUNI, FIES, INCLUIR, UNIAFRO, PROMISAES, PROEXT, dentre outros, sendo responsável pela gestão administrativo-financeira dos citados programas, realizando análise de execução dos projetos nos municípios, gerenciando a inclusão de seus dados no SICONV (Sistema de Convênios), ou seja, num sistema criado pelo Governo Federal para melhorar a eficiência e eficácia da prestação de contas após repasses de recursos financeiros às IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) de todo o país pelo Ministério da Educação. Além disso, era responsável direto pela gestão e estratégia de implementação do Programa INCLUIR (política pública de acessibilidade em Instituições Federais de Ensino Superior) em todo país.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO
Cargo: CONSULTOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Período: 2007
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Consultor da UNESCO, junto ao Ministério da Educação, atuando especificamente na Secretaria de Educação a Distância (SEED), no diagnóstico das condições de ensino, elaboração de documentos e relatórios e treinamento na área de planejamento e gestão de cursos de educação a distância. Era responsável pela gestão administrativa e financeira do Programa FormAção pela Escola, que consistia em treinar os representantes dos Estados e dos Municípios contemplados com verbas públicas a prestar contas de acordo com as orientações do Controle Interno (Setor de Contratos do MEC) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e, para tanto, incumbia-me de preparar preliminarmente o processo licitatório dos recursos necessários para a atividade-fim citada, tais como, banners, cartazes, camisetas, folders, livros, dentre outros.
MINISTÉRIO DA DEFESA – ASSESSORIA PARLAMENTAR DA AERONÁUTICA
Cargo: ASSESSOR PARLAMENTAR
Período: de Fev 2006 até 2007
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Assessor Parlamentar realizando relatórios de análise política e dedica-se às atividades de relações públicas junto ao corpo de parlamentares (Deputados Federais e Senadores), a fim de submetê-los Projetos-de-Lei de interesse do Comando da Aeronáutica.
MINISTÉRIO DA DEFESA – COMANDO DA AERONÁUTICA – DAC
Cargo: FISCAL DE AVIAÇÃO CIVIL
Período: de 1987 a 2005
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou vários anos como Fiscal de Aviação Civil do Departamento de Aviação Civil, aplicando o Direito Aeronáutico (Código Brasileiro de Aeronáutica) sendo responsável por atividades administrativas e de fiscalização de aeronaves, aeronautas, infra-estrutura aeroportuária e serviços, em aeroportos, tais como: Aeroporto Internacional Afonso Pena–PR (na condição de Chefe da Seção de Aviação Civil), Aeroporto Internacional de Brasilia-DF, Aeroporto Internacional Galeão-RJ, Aeroporto Internacional de Santa Maria-RS e no Aeroporto Internacional de Ponta Porã-MS. Atualmente, é Encarregado da Seção de Pessoal do Escritório de Aviação Civil de Curitiba (EAC-CT), no Aeroporto de Bacacheri.
MINISTÉRIO DA DEFESA – COMANDO DA AERONÁUTICA – DAC
Cargo: AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE
Período: 2005
Instituição: Comando da Aeronáutica – DAC
Resumo das Atividades e resultados:
Atuou como Auditor Interno da Qualidade e RD (Representante da Direção) no antigo Quinto Serviço Regional de Aviação Civil (SERAC-5), responsável pelo treinamento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade naquela organização, pertencente ao Comando da Aeronáutica, com vistas à obtenção de certificado internacional ISO 15.100.
PERTENÇA CONSULTORIA E ASSESSORIA EDUCACIONAL LTDA
Cargo: DIRETOR E CONSULTOR NA ÁREA EDUCACIONAL
Período: de 2001 até os dias atuais
Resumo das Atividades e resultados:
Diretor–Presidente da supracitada empresa de consultoria com experiência de haver atuado em 14 instituições de ensino ocupando cargos de direção, coordenação, assessoria e docente. Atualmente, exerce atividades de consultor no processo de preparação para credenciamento como Centro Universitário do Grupo Educacional UNINTER que reúne as unidades de ensino Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), Faculdade Tecnológica Internacional (FATEC) e Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), que contam, em cursos de graduação, com 6.000 alunos em cursos presenciais e 40.000 alunos em cursos a distância, e mais 10.000 alunos em cursos presenciais de pós-graduação a distância.
NOVOS RUMOS CONSULTORIA CORPORATIVA LTDA
Cargo: DIRETOR E CONSULTOR DE NEGÓCIOS
Período: de 2001 até os dias atuais
Resumo das Atividades e resultados:
Diretor–Presidente da supracitada empresa de consultoria com experiência em vários projetos de treinamento de pessoal, motivação, desenvolvimento organizacional e elaboração e implementação de planos de negócios. Dentre os clientes pode-se citar CLASSINET – Classificado da Internet (MS), Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN (MS), Associação Comercial e Industrial de Dourados – ACID (MS), MASSER do Brasil Distribuidora de Medicamentos LTDA. (MS), Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR (RO), MS Distribuidora de Medicamentos LTDA. (MS), Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER (PR), dentre outras.
INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA – ITV/MS
Cargo: COORDENADOR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA
Período: 2001
Resumo das Atividades e resultados:
Coordenador de Estudos e Pesquisas da Diretoria Seccional do ITV/MS, por indicação do Deputado Estadual e Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado Murilo Zauith e pelo Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira–PSDB/MS. Participou, em 16 de dezembro de 2001, no Congresso Estadual do PSDB/MS, na condição de debatedor, acerca dos rumos da social-democracia brasileira.